IAM CDI

CENTRO DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM

O IAM-CDI utiliza equipamentos ultra modernos e inovadores para produzir imagens digitais de alta qualidade (CR-KODAK). Reafirma seu compromisso com o meio ambiente com a introdução do "PACS" e tecnologia filmless, eliminando as radiografias convencionais (ultrapassadas).

ULTRASSOM: Geral, Ginecológico, Obstétrico, Doppler, US 4D
A ultrassonografia é um dos métodos de diagnóstico por imagem mais versáteis e ubíquos, de aplicação relativamente simples. Nas últimas duas décadas do século XX, o desenvolvimento tecnológico transformou esse método em um instrumento poderoso de investigação médica dirigida, exigindo treinamento constante e uma conduta participativa do examinador.

DENSITOMETRIA ÓSSEA: de segmento e corpo inteiro
Estabeleceu-se como o método mais moderno, aprimorado e inócuo para se medir a densidade mineral óssea e comparado com padrões para idade e sexo. Essa é condição indispensável para o diagnóstico e tratamento da osteoporose e de outras possíveis doenças que possam atingir os ossos.

MAMOGRAFIA DIGITALIZADA:
É um exame de diagnóstico por imagem, que tem como finalidade estudar o tecido mamário. Esse tipo de exame pode detectar um nódulo, mesmo que este ainda não seja palpável.
Para tanto é utilizado um equipamento que utiliza uma fonte de raios-x, para obtenção de imagens radiográficas do tecido mamário.

TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA MULTI SLICE: Philips-Neosofth
Tomografia é um exame complementar de diagnóstico por imagem, que consiste numa imagem que representa uma secção ou "fatia" do corpo. É obtida através do processamento por computador de informação recolhida após expor o corpo a uma sucessão de raios X. Seu método principal é estudar a atenuação de um feixe de raios X durante seu trajeto através de um segmento do corpo; no entanto, ela se distingue da radiologia convencional por diversos elementos.

RADIOLOGIA GERAL DIGITALIZADA: Raios X
A Radiologia estuda a visualização de ossos, órgãos ou estruturas através do uso de radiações (sonoras, eletromagnéticas ou corpusculares), gerando desta maneira uma imagem.

HISTEROSSALPINGOGRAFIA:
É um exame utilizado na investigação das causas de infertilidade.
Nele, são feitos vários raios-X após a introdução de um líquido (um contraste) através do pequeno orifício do colo uterino. Assim, o médico pode observar o formato do útero e das tubas uterinas, e se há alguma obstrução nesses órgãos.
A partir dos resultados, é possível programar algum tratamento ou indicar procedimento de reprodução assistida como, por exemplo, a fertilização in vitro.

SERVIÇOS GRÁFICOS:

Teste Ergométrico serve para a avaliação ampla do funcionamento cardiovascular, quando submetido a esforço físico gradualmente crescente, em esteira rolante. São observados os sintomas, os comportamentos da frequência cardíaca, da pressão arterial e do eletrocardiograma antes, durante e após o esforço.

M.A.P.A. é o exame que mede a pressão arterial a cada 20 minutos, durante 24 horas, para a obtenção do registro da pressão arterial durante a vigília e o sono.

Holter - o Eletrocardiograma de longa duração - Holter de 24 horas é um exame complementar que é utilizado para avaliar a presença de arritmias cardíacas (distúrbios do ritmo cardíaco) tanto para mais (taquiarritmias) como para menos (bradiarritmias), bem com irregularidades no ritmo (extrassístoles). Além disso, pode colaborar na investigação de isquemia miocárdica - falta de oxigênio no músculo cardíaco (angina). Este exame é indicado quando o paciente apresenta palpitações, tonturas, desmaios, dor no peito, ou mesmo quando nada sente e o médico percebe alterações durante o exame clínico. É mais útil quando os sintomas ou alterações acontecem numa frequência maior, diária preferencialmente.

Eletrocardiografia (ECG) é um exame de saúde na área de cardiologia no qual é feito o registro da variação dos potenciais elétricos gerados pela atividade elétrica do coração.
O exame é habitualmente efetuado por técnicos e interpretado por médicos.

Cardiotocografia (CTG) é um método biofísico não invasivo de avaliação do bem estar fetal. Consiste no registro gráfico da frequência cardíaca fetal e das contrações uterinas. É classificada em cardiotocografia anteparto (quando realizada antes do início do trabalho de parto) e intraparto. É chamada de basal quando o exame ocorre sem interferência do examinador, e estimulada quando se utilizam recursos mecânicos ou vibro-acústicos para testar a reação do feto.

Eletroencefalograma (EEG) é o estudo do registro gráfico das correntes elétricas desenvolvidas no encéfalo, realizado através de eletrodos aplicados no couro cabeludo, na superfície encefálica, ou até mesmo dentro da substância encefálica. A maioria dos sinais cerebrais observados situam-se entre os 1 e 20 hertz.