IAM
AMBULATÓRIO


ESPECIALIDADES MÉDICAS:

CARDIOLOGIA: é o profissional que tem por objetivo o diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças do coração. Esse objetivo pode ser alcançado por meio da realização de check-up periódico.

CIRURGIA PLÁSTICA: é a especialidade da Medicina que tem por objetivo a reconstituição de uma parte do corpo humano, por razões médicas ou estéticas. Pode ser dividida em duas facetas: a cirurgia plástico-reparadora e a cirurgia plástica estética. Em qualquer cirurgia plástica, pretende-se que a zona afetada mantenha o seu funcionamento e, na medida do possível, um aspecto natural.

CLÍNICA MÉDICA E CIRÚRGICA: também conhecida como Medicina Interna, é a especialidade médica que trata de pacientes adultos, atuando principalmente em ambiente hospitalar. Também é referida como a medicina dos órgãos internos. A Clínica Médica engloba várias outras especialidades chamadas clínicas, como a pneumologia (pulmões), gastroenterologia (estômago e intestinos), neurologia (sistema nervoso), etc.

DERMATOLOGIA: é a especialidade médica, com mais de dois séculos de existência, que estuda a pele e seus anexos, isto é, cabelos, pêlos, unhas, glândulas sudoríparas e sebáceas, bem como o tecido celular subcutâneo (tecido gorduroso). O profissional dermatologista está apto a diagnosticar e tratar todas as doenças que afetam a pele, como manifestação principal ou secundária.

ENDOCRINOLOGIA: é o ramo da Medicina que cuida dos transtornos das glândulas endócrinas, que secretam substâncias no sangue, conhecidas como hormônios. Esses têm por função regular o funcionamento de um ou mais órgãos do corpo. Os hormônios controlam a reprodução, o metabolismo, o crescimento e o desenvolvimento.

FONOAUDIOLOGIA: o atendimento fonoaudiológico visa reabilitar pessoas com déficit nas áreas da comunicação oral e escrita, da voz e audição. O objetivo básico do bem estar das pessoas sob seu atendimento profissional, utiliza todos os recursos disponíveis, inclusive a relação inter-profissional.

GASTROENTEROLOGIA: é a especialidade clínica que trata do aparelho digestivo. Órgãos como boca, esôfago, estômago, intestino grosso, intestino delgado, fígado, pâncreas, vesícula biliar, colón ou íleo são tratados por esta especialidade.

GERIATRIA: é o ramo da medicina que enfoca o estudo, prevenção e tratamento das doenças e da incapacidade em idades avançadas. O geriatra é especializado no cuidado com o idoso.

GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA: a ginecologia literalmente significa "a ciência da mulher", mas na medicina é a especialidade que trata de doenças do sistema reprodutor feminino, útero, vagina e ovários. Quase todos os ginecologistas atuais são também obstetras.

INFECTOLOGIA: é a área da Medicina que aborda as doenças infecciosas e parasitárias, sejam estas causadas por vírus, bactérias, fungos, protozoários ou outros microrganismos.

MASTOLOGIA: é responsável pelo estudo das glândulas mamárias. O mastologista é o especialista que previne, diagnostica e trata as doenças da mama.

NEUROLOGIA: é a especialidade médica que estuda o sistema nervoso central, periférico, suas relações e os seus transtornos.

ORTOPEDIA: é a especialidade médica que trata das doenças e deformidades dos ossos, músculos, ligamentos, articulações, enfim, relacionadas ao aparelho locomotor. Existem diversas doenças ósseas que independem do trauma, como o câncer ósseo, luxações congênitas e deformidades ósseas que necessitam de tratamento médico. As hérnias de disco, causadoras de dores intensas na coluna, podem ser operadas tanto por ortopedistas como por neurocirurgiões, dependendo de sua formação.

OTORRINOLARINGOLOGIA: é considerada uma das mais completas especialidades médicas, com características clínicas e cirúrgicas. Seu campo de atuação envolve as doenças do ouvido, do nariz e seios paranasais, faringe e laringe.

OFTALMOLOGIA: é a área da Medicina que investiga e trata as doenças relacionadas com a visão, com os olhos e seus anexos. Dedica-se ao estudo e tratamento das doenças e erros de refração apresentados pelo olho. O médico oftalmologista realiza cirurgias, prescreve tratamentos e correções para os distúrbios de visão.

PEDIATRIA: acompanhamento da criança, desde o nascimento até idade adulta, como um indivíduo em formação intelectual, emocional e moral. A criança não é um adulto em miniatura; tem particularidades importantes que devem ser observadas pelo pediatra. Orientações e apoio aos pais também cabe a esse profissional.

PNEUMOLOGIA: é a especialidade da Medicina responsável pelo tratamento das patologias das vias aéreas inferiores. Entre as doenças sob enfoque da pneumologia encontram-se Apnéia Obstrutiva do Sono, Asma, Doença Pulmonar Obstrutiva crônica (DPOC),Pneumonias em suas variadas etiologias, Fibrose Cística, Tuberculose, Micoses Pulmonares, Doenças Pulmonares Interticiais, Transtornos vasculares dos pulmões, Doenças autoimunes com comprometimento pulmonar e as Pneumoconioses. Além da avaliação clínica, os Pneumologistas são habilitados para a realização de exame espirométrico (ou espirometria) de broncoscopia.

PROCTOLOGIA: é a especialidade da Medicina que busca diagnosticar e tratar as enfermidades que acometem a porção terminal do aparelho digestivo, o cólon, o reto e o ânus. Nesse sentido, é chamada também de coloproctologia. Embora a proctologia cuide de doenças relacionadas a partes muito íntimas do corpo humano, a consulta regular ao especialista e a realização de exames preventivos é de extrema importância, pois o câncer intestinal pode permanecer silencioso por algum tempo e é um dos que mais matam.

PSIQUIATRIA: é uma especialidade da Medicina que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimentos mentais, sejam elas de cunho orgânico ou funcional, com manifestações psicológicas severas. São exemplos: a depressão, o transtorno bipolar, a esquizofrenia, a demência e os transtornos de ansiedade.

REUMATOLOGIA: é a especialidade da Medicina que trata das doenças do tecido conjuntivo, articulações e doenças autoimunes. Alguns exemplos de doenças tratadas pelo Reumatologista são: Lombalgia, Cervicalgia, Distensão muscular, Tendinites, Bursites, Lesões ligamentares, Lesões de meniscos, Artrites, Osteoporose, Artrose, Gota, Fibromialgia, Artrite Reumatóide, Espondilite Anquilosante, Lúpus Eritemtoso Sistêmico, Síndrome de Sjögren, Esclerodermia, Miosites, Vasculites, entre outras.

UROLOGIA: É a especialidade cirúrgica que trata das doenças do trato urinário masculino e feminino e do aparelho reprodutor masculino (genitais), bem como das doenças da supra-renal.

VASCULAR: É um ramo da Medicina que se ocupa do tratamento cirúrgico de doenças das artérias, veias e vasos linfáticos. A cirurgia vascular atua nas intervenções cirúrgicas e endovasculares.


Inclui também uma equipe multidisciplinar com:

FISIOTERAPIA: é a área da saúde que estuda, avalia, previne e trata os distúrbios da cinesia humana decorrentes de alterações de órgãos e sistemas humanos. O atendimento pode ser efetuado em consultórios, clínicas, centros de reabilitação, asilos, escolas, clubes, residências, hospitais, empresas, etc.

NUTRIÇÃO: É a área médica clínica que se dedica ao diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças do comportamento alimentar. O profissional nutricionista é responsável pela prescrição dietética e educação nutricional, em pacientes doentes ou não.

PSICOLOGIA: É a ciência que visa compreender as emoções, a forma de pensar e o comportamento do ser humano. Embora existam diversas áreas e linhas de atuação, a Psicologia busca o conhecimento e o desenvolvimento humano individualmente ou em grupo.